Seguidores

terça-feira, 1 de março de 2011

Dúvida do dia: O universo e Deus e o Deus maior que o universo?






Essa é do Teilhard de Chardin, no livro "O Meio Divino":

"O Cristo evangélico, imaginado e amado segundo as dimensões de um mundo mediterrâneo, é ainda capaz de cobrir e de centrar o nosso universo prodigiosamente ampliado? O mundo não está em vista de se mostrar mais vasto, mais intimo mais efervescente que Javé? Não vai ele fazer explodir nossa religião? Eclipsar nosso Deus?"

Se você é um Cristão que, como eu, se angustia com essa dúvida, recomendo muito a leitura do livro do cara.

Mas quero ouvir como os amigos do Y!R responderiam essa

Paz de Cristo

Boa segunda-feira pessoal


Pergunta feita por Emiliano no site Yahoo!Respostas.

_______________________________________
 
Resposta dada por Bill à pergunta de Emiliano:


Olá, Emiliano!

O universo é preso a regras, leis, como por exemplo, o tempo, a gravidade, as leis da física, química e etc. Leis não surgem sozinhas, pois são princípios lógicos, só uma mente consciente pode pensar e planejar de forma lógica a ainda ter a iniciativa de colocar tudo em prática.

Pois bem, essas leis valem para todo o universo, mas o universo é infinito, logo, quem impôs essas leis foi alguém com poder infinito. Esse é Deus.

Sendo ele o criador de tudo, então, ele é maior que tudo, maior que o universo.

Infelizmente não conheço o autor que você citou, então não sei em que contexto ele pergunta se Cristo pode cobrir o universo ampliado.

Por isso, pra mim, o universo não foi ampliado, é o mesmo de sempre e mesmo que descubram coisas novas, ainda assim, os mesmos sistemas de gerenciamento permanecem, as mesmas leis permanecem funcionando. São esses sistemas que tornam o universo possível de ser estudado, pois se existe lógica, então existe um padrão, um sistema. Assim, basta descobrir os padrões que descobrem os sistemas.

Deus permanece sendo Deus após descobertas assim, aliás, isso prova a existência de Deus.

Sendo Cristo a versão humana de Deus (ele mesmo disse isso), então ele tem o tamanho de Deus e, portanto, é maior que o universo infinito.

É isso.

Graça e paz.
____________

P.S. Vendo as respostas dos colegas acima, veio-me outra abordagem possível ao assunto: será que o Cristo da religião Cristã cabe no mundo de hoje?

Aí, sim, surge um problema.

Mas não é um problema insolúvel no meu modo de ver.

Creio profundamente que a Bíblia veio de Deus, há muitos aspectos que confirmam isso, logo, a solução "para os problemas da vida" e demais questões existenciais estão na Bíblia, pois Deus nos fez e, portanto, nos conhece. Por isso, a maior questão, então, não é o que a Bíblia diz, mas o que nos ensinam dela.

Existe muita tradição, mentiras inventadas sobre ela e etc. Acredito que para obter as respostas para as perguntas que o mundo de hoje nos faz, deve-se mergulhar na Bíblia, crendo que é Palavra de Deus e crendo em Deus. Essa postura humilde e de fé é que pode nos clarear alguma coisa.

A ciência de hoje nos tem permitido entender diversos aspectos da Bíblia que não faziam sentido no passado, por isso, postura humilde significa admitir isso e não se prender a tradições sem fundamento por medo do inferno. O inferno existe e é mais fácil o ignorante ir pra lá do que quem busca respostas.

Creio que é isso.

Abraços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário