Seguidores

domingo, 13 de março de 2011

Evolução! Hominídeo achado na África do Sul revela uma nova etapa na evolução humana, isto afeta sua religião?


Evolução! Hominídeo achado na África do Sul revela uma nova etapa na evolução humana, isto afeta sua religião?

Dois esqueletos parcialmente fossilizados de uma espécie de hominídeo, com quase dois milhões de anos, foram descobertos na África do Sul, levantando o véu sobre uma nova etapa da evolução humana, segundo trabalhos divulgados nesta quinta-feira pela revista americana Science.

Mas Berger destacou, durante coletiva de imprensa por telefone, que o formato de seus cérebros parece ter evoluído com relação ao de outras espécies de australopitecos.
A nova espécie tinha muitas características físicas similares às dos primeiros hominídeos, o que ajudaria a explicar o que significa ser um humano, afirmou.

A estrutura do esqueleto dos dois fósseis é similar à das primeiras espécies de 'homos', mas os novos exemplares parecem tê-lo empregado da mesma forma que "Lucy," que talvez seja o mais famoso fóssil de hominídeo.

Encontrada em 1974, Lucy tinha 3,2 milhões de anos e foi considerada o ancestral comum da humanidade até a descoberta de "Ardi" (Ardipithecus ramidus), com 4,4 milhões de anos, que aponta para um ancestral comum com o chimpanzé.


Pergunta feita por Ruy L. Freitas no sítio Yahoo!Respostas.
_______________________________________
Resposta dada por Bill à pergunta de Ruy L. Freitas:



Olá, Ruy!

Sou cristão protestante e não vejo problema algum em admitir que a evolução das espécies exista, aliás, pra mim, a própria Bíblia a demonstra. Recentemente dei uma resposta a uma usuária sobre esse assunto, então coloquei aqui os mesmos argumentos, espero que não se importe.

Se me permite, gostaria de falar sobre esse aspecto bíblico da evolução das espécies, mas antes de entrar diretamente no assunto, pretendo comentar algumas coisas pra facilitar um pouco o entendimento.

1º - Adão veio do barro?

Na Bíblia não é mencionado em lugar algum a palavra “barro” referindo-se ao primeiro homem e muito menos boneco de barro. O que a Bíblia diz?

Gn 2.7 “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”

Diz pó da terra, mas o que isso significa?

É uma alegoria ou é literal? É literal, assim como nós, todos os demais seres criados também vieram do pó da terra.

Olhe só que interessante:

Muitos afirmam que o homem foi o único a ser feito do barro e, por isso, é um ser exclusivo, único e sem similares.

Será mesmo?

Se fôssemos criados de forma exclusiva como dizem, então seríamos totalmente originais, ou seja, nenhum outro ser vivo seria semelhante a nós.

Observe uma vaca e um mosquito, são seres pertencentes a grupos distintos, por isso, são muito diferentes: a vaca tem o esqueleto por dentro, o mosquito por fora; a vaca tem sangue, o mosquito não; os olhos do mosquito são formados por dezenas de lentes, os olhos da vaca são formados por apenas uma lente cada um.



Entende? Seres com origens diferentes são, obviamente, diferentes.

Se fomos criados de forma exclusiva, então seríamos TOTALMENTE diferentes.

Mas, somos?

Uma vaca possui glândulas mamárias; pelos (ou cabelos); é um ser endotérmico (sangue quente); possui um coração de 4 câmaras e possui algo exclusivíssimo no mundo natural, algo verdadeiramente raro, que apenas um grupo entre os mamíferos possui: é a placenta.

Graças à placenta que um pequeno grupo, entre os mamíferos, se tornou dominante: os mamíferos placentários.

Dentre essas características que tornam a vaca um animal biologicamente avançado, existe algum item que é semelhante aos humanos ou TODOS são?

Isso mesmo, somos mamíferos placentários, assim como vacas, golfinhos, macacos e muitos outros. Nossa estrutura biológica é igual ao de uma vaca, logo, não somos exclusivos.

Mas, o que isso tem a ver com pó da terra?

A terra contém minerais? Os animais contêm minerais? Nós temos e precisamos de minerais? Sim, como por exemplo, ferro, zinco, magnésio e o cobre.

Somos fruto do solo que pisamos, viemos do pó da terra, assim como a Bíblia diz.

Fiquei confuso agora. Deus criou o homem ou não?

Sim, criou o homem junto com a natureza. O que a Bíblia diz?

Gn 2.7 “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”

Agora ficou fácil entender, Deus deu “alma vivente” a um ser que teve origem neste mundo, a alguém que já existia, alguém que era um mamífero.

Nem sempre a Bíblia faz distinção entre alma e espírito (se é que existe distinção), mas o que aconteceu foi que alguém foi escolhido para o passo evolutivo definitivo, que é a existência espiritual. A Bíblia não diz que fomos feitos a imagem e semelhança de Deus? Mas, Deus tem corpo? A Bíblia não diz que Deus é espírito?

Nossa semelhança com Deus é espiritual.

Olha só o que diz Eclesiastes sobre a morte:

Ec 12.7 “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.”

Está bem claro, não é?


2º - O evolucionismo é bíblico?

  
Em Gn 1.20-27 está a criação dos seres vivos:

No 5º dia, Deus criou os seres marinhos e seres voadores (traduzidos erroneamente como aves);

No 6º dia, Deus criou os seres da terra e bem no finalzinho desse dia, criou o homem.

Conforme as Eras Geológicas dos cientistas, a vida surgiu primeiro na água e os insetos foram os primeiros seres voadores, num período em que havia apenas plantas na terra. Os demais seres terrestres vieram bem depois e o Homo Sapiens (nós) surgiu a pouco menos de 100.000 anos (em termos geológicos, o homem acabou de surgir).

Você percebeu a semelhança? É a mesma coisa.

(se quiser conferir as Eras Geológicas em uma fonte não cristã, olhe aqui).

3º - A Bíblia é de Deus?

 
Dá pra ter dúvida disso?

O desenvolvimento do pensamento evolucionista surgiu a partir do século XVIII em diante, Porém Gênesis foi escrito provavelmente em 1400 a.C.

Como era o homem naquela época?

Bem, mal sabia contar até 10.

Poderia um povo, formado basicamente por pastores de ovelhas, desenvolver a teoria da evolução com tamanha precisão e ainda separar corpo de espírito a ponto de afirmar que a origem do homem sempre foi a terra mesmo?

É evidente que não foram eles, seria uma “mega forçassão de barra”. A principal prova disso é o fato de que ninguém, até hoje, havia percebido a evolução das espécies no livro de Gênesis, nem o povo hebreu percebeu e nem os cristãos perceberam, apenas com as descobertas do homem moderno é que ficou possível perceber o que Deus dizia desde o início.

Somente Deus poderia ter revelado isso e ninguém mais. Mas, onde isso foi escrito? Na Bíblia. Nem o escritor bíblico sabia o que estava escrevendo, pois era pura revelação.

Saurópode
Há muitas coisas interessantes na Bíblia, em Jó, por exemplo, diz que a terra está em órbita e descreve um animal que ninguém nunca viu, seu nome é Behemot, sua descrição corresponde a um dinossauro saurópode.

Somente na Bíblia possui coisas que somente Deus poderia saber. Ele criou o mundo, então ele sabe como as coisas são, mas foi na Bíblia que ele descreveu tudo e em mais nenhum outro lugar.

Mas, então por que é tão difícil entender as coisas na Bíblia? Simples, o homem não sabe tudo, quantos séculos foram necessários pra perceber a evolução na Bíblia? A Bíblia ainda menciona coisas que não conhecemos, coisas materiais e espirituais também.

É isso.

Graça e paz!!

5 comentários:

  1. A questão toda importante da conciliação dessas duas verdades - a verdade evolucionária* e a verdade da criação, por Deuses - ainda nos fascinará sobremaneira.

    O irmão Freitas aborda-as corajosamente e, levantando algumas perguntas escrutinadoras, aponta-nos o caminho a trilhar para a conciliação. Já o irmão comentador, o irmão Brito, vai mais além e explana uma versão dessa conciliação como sendo perfeitamente encaixável na lógica da verdade. Porém, percebi uma falha nessa sua tentativa de conciliação.

    Acontece que, do ponto de vista do irmão, Os Deuses, ao criarem a vida a partir do "pó do solo", pegou um exemplar de vida já existente aqui na terra mas que era dotado apenas de carne - da evolução - destituído de uma "alma" ou "espírito". Pois bem, o problema dessa visão é que, se tivesse sido realmente assim, não há sentido para o fato bíblico de que os Deuses "criaram todas as coisas", como diz Efésios 3:9, TNM. Ou seja: Se "todas as coisas" vivas já estivessem plenamente vivas, pela evolução, que sentido há em a Bíblia afirmar - narrando em detalhes, no Gênesis - que os Deuses 'criaram todas as formas de vida', se, na verdade, já estivessem vivas?

    Assim, não há concordância com a verdade e a lógica 'criar algo que já está criado'.

    Qual a melhor verdade, então?

    Nós, as Testemunhas de Jeová temos a resposta verdadeira. Tendo "pesquisado todas as coisas com exatidão", como fez Lucas, (Lucas 1:3, TDS) temos conciliado as duas verdades duma forma maravilhosa. E que forma maravilhosa foi essa? Isso é o que todos poderão constatar, por ler nossa revista da verdade: A Continela - Anunciando o Reino dos Deuses Santos.

    Acessem nosso blog, solicitem a revista e torne-se um cristão iluminado com a verdade final.#

    Sejam todos benvindos!

    Apóstolo TDS
    http://estudopessoal.blogspot.com.br
    _____
    * Não a podendo mais negar, os fósseis garantem a verdade, também as descobertas nas ciências arqueológicas, paleontológicas e geológicas, devemos chamá-la de verdade.
    # o número 8 de nossa revista, agosto de 2012, acaba de ser lançada e vem explicando exatamente a conciliação da evolução com a criação. O título é: "A Vida - Qual a Sua Origem? A Evolução ou a Criação?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, apóstolo!


      Deus criou tudo, do átomo ao tempo.

      A evolução das espécies (assim como a gravidade e demais leis da física e química) faz parte de um sistema de gerenciamento criado por Deus para manter a ordem no universo. Quando Deus criou a matéria, nela incluiu leis e regras para que se tornasse naquilo que vemos hoje. O mesmo ocorreu com a vida na Terra, a partir da primeira molécula orgânica, Deus lhe deu regras: a Evolução das Espécies.

      Obviamente, os seres criados não foram feitos a imagem e semelhança de Deus, isso é privilégio humano, assim, a partir de um primata existente, Deus lhe concedeu um espírito, fazendo com que este ser passasse a ter duas formas de existência, a saber: a espiritual e a carnal. Deus é espírito, logo, se somos a sua imagem e semelhança, então somos espírito também.

      É assim que eu penso sobre o assunto.

      Mas, se me permite uma pergunta, por que você fala Deuses? Testemunhas de Jeová não creem em Deuses, não é? Ou isso mudou?

      Abraços,

      Graça e paz.

      Excluir
  2. Fico admirado de pessoas afirmarem que a Bíblia está de acordo com a teoria da evolução. É simplesmente bisonho. Por que forçar a barra ? Será que não sabem ler ?

    E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. Gênesis 1:25

    E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. Gênesis 1:12

    Mais claro que isso impossível. Parece que ignoram o "segundo a sua espécie".
    A teoria da evolução está à beira da extinção, veja o link:http://designinteligente.blogspot.com.br/2009/11/evolucao-uma-teoria-caminho-da-extincao.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo!

      Por que a frase "segundo a sua espécie" anula o evolucionismo?

      Cada animal evolui conforme sua espécie dando origem a outras espécies, qual o problema disso?

      Aliás, você realmente leu o texto todo?

      O evolucionismo não anula Deus. Se Deus criou diversos sistemas de gerenciamento para o universo, como as leis da Física, Química, Gravidade e etc., o evolucionismo nada mais é que outro sistema criado por Deus para gerenciar a vida na Terra, apenas isso.

      Por que isso é tido como ofensivo? Se as espécies evoluíram ou foram criadas prontas, Deus continua sendo Deus.

      Acredito que se Jesus tivesse vivido em nossos dias, ele estaria mais preocupado com as crianças que passam fome, com os pastores que roubam e envergonham o evangelho, com a intolerância em relação a pessoas que pensam diferente e etc.

      Jesus comia com pecadores, ele os salvava ao invés de julgá-los. O maior mandamento é o amor e o maior dom também. É isso que deixaria nosso Senhor satisfeito com seu povo, defender o direito do órfão e da viúva é que é a nossa missão (Is 1).

      Creio que é com isso que ele se preocuparia e não em discutir o "sexo dos anjos" envolvendo teorias que nem sequer negam a Bíblia de fato, leia meu texto e entenderá o porque.

      É isso.

      Excluir
  3. Li a página toda, mas realmente para um crente protestante e fiel a Deus todo poderoso, este argumento é muito fora de contexto e sem inspiração espiritual. A especiação das espécies tudo bem, podemos saber que é cientificamente comprovado, mas que um Sapo criará ASAS, uma galinha é evolução dos dinossauros e o homem evolução dos macacos. Meu Deus.
    !!!

    ResponderExcluir