Seguidores

domingo, 27 de março de 2011

Precisamos resgatar o SENHOR?



Em apenas uma geração, principalmente no convívio familiar, apagaram a palavra “senhor” do vocabulário popular, este relevante instrumento de atitude cordial interpessoal, com o status de nome próprio, traduzia o respeito, a educação e ética, independente de sua classe social, credo ou etnia; Porém pior que desutilizar o nome, o seu significado também caiu em descrédito.

A palavra “senhor” para a maioria da sociedade, além do equilíbrio social, era uma forma de demonstrar e compactuar os mesmos princípios de moralidade, uma espécie de honraria.

Entretanto hoje, comercialmente, o “Senhor” sobrevive firme e vivo e aparece frequentemente na fala dos criminosos detidos, mas raramente está onde é necessário, entre filhos e pais, avós, entes, amigos e idosos.

Pelo respeito e ordem, um velho sábio adverte, precisamos apaziguar a informalidade e resgatar o SENHOR.

Diga lá...

1 sorrisão pro 6

________________
Pergunta feita por Vermeio no sítio Yahoo!Respostas.

1ª Resposta dada por Najinha à pergunta de Pé Vermeio.

2º Resposta dada por Bill à pergunta de Pé Vermeio.
 __________________

Najinha:

Pé, eu falo "senhor" apesar da minha geração não falar mais mesmo.

Mas isso já é de família, a gente foi educado assim... Que tinha que falar senhor, dar lugar aos mais velhos, não responder os avós e tios e essa trenheira que criança odeia. Kkkkkkk
Mas eu falo senhor até com meu tio que regula idade com meus irmãos.

Meu irmão mais velho é só 2 anos mais novo que ele e chama ele de senhor. Kkkkkkkkkk

Acho que é costume.

:)


 __________________


Bill:

Olá, amigo!

Apenas no Brasil esse costume está perdendo efeito, em outros países isso é levado muito a sério e, inclusive, muitos usam mais de uma palavra para "senhor" e com grau de importância diferente para cada uma delas, em inglês, por exemplo, tem mister, sir e lord; em japonês tem san, sama, dono e ainda outros.

O povo brasileiro é irreverente demais, além disso, "senhor" não significa apenas hierarquia (como quando usamos para referir às autoridades, aos pais ou às pessoas mais velhas), mas significa também formalidade, ou seja, pessoas de mesma idade também podem se tratar de forma respeitosa usando "senhor", "senhora" ou "senhorita" como sinal de formalidade. O pronome "você" originalmente deveria ser aplicado apenas em caso de intimidade com alguém.

O tratamento respeitoso é bem mais elegante e valoriza mais as pessoas.

É isso.

Graça e paz.

Um comentário:

  1. Olá!!
    Eu vejo, que muitos ainda usam este tratamento. Mas também vejo; que muitos não gostam deste tratamento. "Senhor", realmente, é uma forma de respeito e até mesmo de superioridade. Mas alguns ainda não entendem desta forma; principalmente as mulheres.
    Sábado, eu estava no salão "fazendo" as minhas unhas, quando uma jovem se aproximou de uma senhora e disse: " Como a senhora tem passado? A resposta da senhora à jovem, foi: "Senhora, é a mãe dos seus filhos" . A jovem ficou tão envergonhada com a ironia da senhora ( senhora mesmo, pois aperentava uns setenta e nove anos) que eu também me envergonhei!
    As pessoas ainda não entendem o que significa honra e educação. E preferem ser tratadas de qualquer forma!
    Beijos

    ResponderExcluir