Seguidores

domingo, 3 de abril de 2011

As idéias romanas bíblicas prejudicam as almas que nelas crêem?

Venda de indulgências


Todas as mentiras inventadas por Constantino ao redor da figura de Jesus e da forja do Novo Testamento com as falsas promessas de salvação que foram totalmente deturpadas para converter a Roma da época, não seriam prejudiciais ao populacho que sempre viveu de ilusões?

Subserviente
Ora, o escravismo romano e o capitalismo moderno que ensina o homem a ser um serviçal do interesse do poder normalmente já transformam os homens em autômatos, quiçá se apimentado por uma crença que acalma e torna ainda mais subserviente, fazendo acreditar que será salvo por ser uma pessoa obediente, submetida e incapaz de agir no campo social.

Isso sem falar no pior que é espiritual, pois ao crer nessas mentiras as pessoas que apenas pensam que professar as palavras... "eu creio"... Já estão salvas, acabam se atolando num lamaçal de jactância, se julgando melhores do que os demais e se atrasando espiritualmente por perderem toda a humildade, ingrediente primordial para a evolução da mente.

Ao invés de SEGUIREM JESUS, se apartando da cobiça, da vontade de ser melhor, da jactância, das intenções egoístas de se salvar deixando os outros menores que teoricamente deles precisariam para também evoluírem, preferem se dedicar às mentiras pregadas por homens que enaltecem partes da bíblia que visam lhes dar vantagem.

Chegam ao cúmulo de dizer que se a coisa mais importante da bíblia é a promessa de salvação, da mesma forma que um filho interesseiro cobiça a herança do pai sem atentar para seus ensinamentos e valores morais. Ora as palavras de Jesus parecem ficar ao léo se não atreladas à salvação! Pra que pregar com ser bom e correto se os homens não querem isso, querem apenas ficar livres de suas mancadas?

Sinceramente, cegos, interesseiros ou incapazes?

________________
 
Pergunta feita por Kéfren no sítio Yahoo!Respostas.
 
 Resposta dada por Bill à pergunta de Kéfren.
 __________________

Olá, Kéfren!

Pessoalmente, como cristão, creio que a salvação é importante e real.

Mas isso não anula a atuação do crente no campo social ou o incentiva ao orgulho.

Pra nós o mais importante é o amor, o amor desprovido de interesses pessoais, o amor pelo amor, apenas.

Se minhas obras são motivadas pela intenção em ganhar pontos com Deus, visando ganhar alguma coisa, então não houve amor de fato, mas apenas uma troca com interesses egoístas.

Assim, a salvação é por fé: creio em Deus e sou salvo e como prova dessa salvação, recebo o Espírito-Santo e com ele o amor de Deus, assim, o crente (que é de fato crente) consegue amar e busca se aperfeiçoar no amor.

Por que faz isso? Porque se importa.

Assim, o amor é a principal prova de que a fé ocorreu, pois o amor não nos leva à salvação, mas é a prova de que a salvação já ocorreu.

Isso significa que não é possível amar sem fé?

Sim, é possível.

Mas não é possível ser salvo quando tem apenas o amor verdadeiramente altruísta, sem fé?

Sim, também é possível ser salvo.

Observe o que Paulo diz em Rm 2.13-15:

"Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem NATURALMENTE as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para SI MESMOS são lei; Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os (...)".

Gentio, como sabe, é o não-judeu, é aquele que não segue e não conhece a lei de Moisés.

Mas Paulo diz que quem NÃO conhece a Lei pode praticá-la naturalmente, sendo lei para si mesmo.

Que lei é essa? O amor.

Perguntaram a Jesus qual era o maior dos mandamentos, ele disse: o amor.

Paulo também disse em Rm 13.8: "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.”.

O que a lei diz? Não matarás, não roubarás e etc. Quem ama não faz essas coisas, logo, quem ama cumpre a lei, mesmo sem conhecê-la.

Assim, podemos ver pela Bíblia que a salvação, na verdade, se processa de duas formas: pela fé e pelo amor.

Mas qual a Bíblia recomenda? A fé.

Por quê?

Pois pela fé o amor de Deus é derramado em nossos corações, capacitando-nos a amar, assim é garantido que o crente não seja estimulado a agir de forma interesseira ao demonstrar seu amor.

Entretanto, também é possível ter esse amor sem a fé? Sim é possível, mas é mais difícil.

Além disso, a fé também nos aproxima de Deus em vida, pois ele se torna participante e atuante em nossa vida, ele se torna um pai presente.

A fé nada mais é que uma decisão voluntária que tomamos para nos aproximarmos de Deus, é o livre-arbítrio em prática, pois Deus apenas se aproxima se quisermos isso, e para querermos, então precisamos acreditar nele e buscá-lo voluntariamente.

Não é apenas no céu que podemos estar com Deus, isso também ocorre em vida.

É isso que a fé produz e por isso é tão importante.

Os ensinos romanos não pregam isso que acabei de dizer, pois tudo o eu que disse é mensagem bíblica, apenas bíblica.

É isso, irmão.

Abraços,

Graça e paz.


3 comentários:

  1. Esse assunto é atual e amplo, não é de hoje que os grandes pensadores e cientistas discorrem sobre os fatos históricos X bíblia.
    Eu particularmente penso que toda investigação é útil, mas há coisas na palavra de Deus que fogem ao comum.
    A palavra de Deus é viva para quem crê, Deus se revela nela para àqueles que têm com Ele intimidade e isso vai além de estudos antropológicos, históricos, psicológicos & afins, a bíblia é um livro sempre atual, ela se aplica à nós com seus ensinamentos e é edificante para todo aquele que primeiramente aceita racionalmente a palavra como regra de fé e prática cristã, porém acima de tudo, para aquele que além da mente racional, abre o coração e mergulha no metafísico onde nada que é científico segue suas leis.

    Bjus!

    ResponderExcluir
  2. Olá Bill, tem selinho para você no blog. (http://conformealetra.blogspot.com/2011/04/o-primeiro-selinho-gente-nunca-esquece.html)
    Até mais ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi amiguinho,
    gostei muito da sua explicação. O video, como sempre são lindos!
    Quando era pequenina, gostava imenso de ver filmes de Deus. E hoje ainda gosto! Mas como já os vi quase todos, perco a paciência para o rever.

    Sempre Bem Disposta, Beijos

    ResponderExcluir