Seguidores

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Hoje, 1º de abril marca os 47 anos do fatídico golpe civil-militar de 1964?



Nesta triste data da história brasileira, vale à pena recordar os editoriais dos jornais – que clamaram pelo golpe, aplaudiram a instalação da ditadura militar e elogiaram a sua violência contra os democratas. No passado, os militares foram acionados para defender os saqueadores da nação.

Abaixo, as manchetes de alguns jornais na época:

“Desde ontem se instalou no país a verdadeira legalidade... Legalidade que o caudilho não quis preservar, violando-a no que de mais fundamental ela tem: a disciplina e a hierarquia militares. A legalidade está conosco e não com o caudilho aliado dos comunistas”. Jornal do Brasil, 1º de abril de 1964.

“A população de Copacabana saiu às ruas, em verdadeiro carnaval, saudando as tropas do Exército. Chuvas de papéis picados caíam das janelas dos edifícios enquanto o povo dava vazão, nas ruas, ao seu contentamento”. O Dia, 2 de abril de 1964.

“Pontes de Miranda diz que Forças Armadas violaram a Constituição para poder salvá-la”. Jornal do Brasil, 6 de abril de 1964

“Um governo sério, responsável, respeitável e com indiscutível apoio popular, está levando o Brasil pelos seguros caminhos do desenvolvimento com justiça social – realidade que nenhum brasileiro lúcido pode negar, e que o mundo todo reconhece e proclama”. Folha de S. Paulo, 22 de setembro de 1971.

“Ressurge a democracia! Vive a nação dias gloriosos... Graças à decisão e ao heroísmo das Forças Armadas que, obedientes a seus chefes, demonstraram a falta de visão dos que tentavam destruir a hierarquia e a disciplina, o Brasil livrou-se do governo irresponsável, que insistia em arrastá-lo para rumos contrários à sua vocação e tradições. Como dizíamos, no editorial de anteontem, a legalidade não poderia ter a garantia da subversão, a ancora dos agitadores, o anteparo da desordem. Em nome da legalidade não seria legítimo admitir o assassínio das instituições, como se vinha fazendo, diante da Nação horrorizada”. O Globo, 4 de abril de 1964.

Diante das atrocidades causadas pela ditadura militar, onde centenas de vidas inocentes foram ceifadas e diante da censura imposta à liberdade de imprensa, hoje sabemos que este período foi uma mancha negra na história do Brasil.

Abraços a todos.

________________
 

Resposta dada por Bill à pergunta de Olhar Crítico.
 __________________


Bill:


Bom dia!

A maior desgraça de nossa história foi a Ditadura militar. O golpe teve motivos justificáveis na época, pois havia riscos de uma ditadura de esquerda, mas o erro dos militares foi continuar no poder ao invés de convocarem novas eleições e assim implantaram uma ditadura de direita (tão ruim quanto a outra). Estou no Exército há 12 anos e garanto, não há hierarquia no Exército Brasileiro (como há em exércitos de outros países), o que há é um sistema de castas. Em um sistema de castas, existem pessoas superiores e inferiores (literalmente falando), por isso não há e não pode haver igualdades.

Por isso a área social foi ignorada.

Na prática, era um sistema idêntico à nobreza no tempo do império, ou seja, o povo era considerado plebeu. Por isso o ex-presidente general Figueiredo disse que preferia o cheiro de cavalos ao cheiro de povo, pois o povo, para eles, é a casta mais inferior e, portanto, sub-humano (literalmente falando).

Todos sabemos que na ditadura o lado social foi totalmente ignorado e apenas empresários, ricos e poderosos eram atendidos. Isso ocorreu, pois não era a economia do país a principal motivação para toda essa atenção aos empresários, mas a manutenção das castas superiores no topo. Como todos sabem, a enorme distância social entre ricos e pobres foi agravada no período militar, pois um PIB alto sem distribuição de renda significa muito, mas muito mais riquezas para quem está no topo, PIB alto e miséria do povo significa concentração de renda.

Apenas a nobreza pode ter dinheiro, entende?

É por isso que a verdadeira riqueza de um povo é medida pelo IDH e não pelo PIB.

É isso.

Graça e paz.

3 comentários:

  1. Oi amiguinho!
    Sempre a elucidar os amigos!
    Que bom que é ter um amiguinho assim

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. HAIL!
    Cara essa data foi a melhor coisa que aconteçeu no Brasil, Hj em dia temos velhos terroristas daquela epoca no poder com sempre oprimindo os nobre de caracter !

    ResponderExcluir
  3. Centenas de vidas inocentes foram ceifadas? So morreu bandido, terrorista e seus asseclas. E os que os terroristas assassinaram, sequestraram, roubaram não conta? Infelizmente muitos eswcaparam da lei e acabaram e continuam acabando com o brasil, não foram presos por causa do regime militar, não é questão de ideologia é de FALTA de caráter mesmo.

    ResponderExcluir