Seguidores

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O Universo aponta pra Deus?



Longe de mim esgotar o assunto, mas muitos falam que nada há que comprove a existência de Deus, mas será que nada, mesmo?

Tenho refletido há algum tempo e respondido algumas perguntas dizendo o que penso, mas agora resolvi transformar em pergunta pra ver a opinião de outros.

O que penso é o seguinte:

O universo com certeza é uma imensa engrenagem, sua complexidade é inegável e pode funcionar em diversos padrões e formas, pois existe inteligência em sua estrutura e funcionamento.

O Universo inteiro é ordenado e metódico, por isso pode ser estudado e compreendido. A precisão matemática das coisas comprova seu caráter planejado, como se feito por um engenheiro minucioso.

Um engenheiro que não fez um universo caótico, mas minuciosamente ordenado e é essa ordem que torna possível o estudo da criação pela mente humana.

Através do estudo, muita coisa é possível sistematizar, exemplo: quando atiramos uma pedra para o alto ela cairá, não é? Foi assim ontem, é assim hoje e será assim sempre. Essa é a gravidade.

Por que é possível estudar a gravidade?

Porque é algo que não muda e é permanente, além disso, tem uma razão de existir, não é algo avulso, mas faz parte da estrutura do universo, da terra e de nossa própria estrutura, ou seja, não é caótico, mas segue um padrão pré-definido e imutável.

Com o desenvolvimento das descobertas humanas é possível ver a ordem das coisas e sua estrutura, seus sistemas e sua lógica inquestionável. A essas descobertas os cientistas dão diversos nomes e elaboram diversas fórmulas para explicá-las, entretanto, não são os cientistas que criam ou inventam esses sistemas, apenas dão nome ao que descobrem, apenas nomeiam o que sempre existiu e sempre existirá.

Imagine um monte de pedras, o que tem lá? Um monte de pedras e nada mais. Isso exemplifica o caos, pois não há sentido algum. Se pegar essas pedras e construir um castelo, essas pedras permanecerão sem sentido?

Imagine um bloco enorme de pedra, o que ele é? Apenas um bloco e mais nada. Isso também exemplifica o caos. Se um escultor habilidoso esculpir uma estátua de Afrodite, o que será? Será arte, pois haverá beleza e um sentido, uma razão de ser.

Não há beleza no caos, pois não há sentido no caos, não há ordem, não há equilíbrio, não há nada, pois é caótico.

O universo não é assim.

Se não há caos no universo, então o universo é ordenado e metódico, ou seja, existe inteligência em sua estrutura. Inteligência não surge sozinha.

Sendo assim, quem o organizou? Quem estabeleceu seus padrões imutáveis, sua lógica minuciosa e tão bem estabelecida que até a mente humana pode compreender?

Se o universo fosse irracional, então seria caótico. Se não houvesse inteligência no universo, então não haveria beleza, lógica, organização e etc.

Como certo cientista disse (esqueci o nome dele), se o caos desse origem a ordem, bastaria uma explosão em um ferro-velho pra dar origem a um carro completo e funcionando.

Existe inteligência e planejamento em toda criação, isso é inegável.

Existem leis químicas, físicas e etc. Leis não surgem sozinhas.

Entretanto, muita coisa ainda não foi compreendida pela mente humana, por isso permanecem diversos mistérios. Mas, assim como no passado acreditavam que se podia transformar chumbo em ouro, hoje a ciência avançou e sempre avançará, pois o universo não é caótico, pois isso nada mudará e será possível sempre aprender mais e mais.

Apesar de o universo ser minuciosamente ordenado, ele é absurdamente complexo e é essa complexidade o maior desafio humano.

Certa vez o ex-pastor Caio Fábio disse que Deus não existe e concordei com sua afirmação.
Caio Fábio

Ele disse que a realidade (ou a existência) que conhecemos foi feita por Deus, por isso, Deus é maior que ela e não pode ser contido por ela, ou seja, Deus está fora da realidade. Sendo assim, não importa o que a física, química, filosofia digam, se Deus está fora do que podemos mensurar, então Deus não existe.

Entretanto, sua presença pode ser percebida através da perfeição e inteligência inegável na estrutura da criação. Se a origem do Universo fosse o caos, então o caos ainda existiria, pois o caos não pode dar origem à ordem.

Entretanto, tudo funciona com perfeição cirúrgica e de forma imutável.

Sendo assim, o universo aponta pra Deus?

Respondam, por favor.

Obrigado.

Graça e paz!!


________________
 
Pergunta feita por Bill no sítio Yahoo!Respostas.

1ª Resposta dada por Vovó (Grandma) à pergunta de Bill.

2ª Resposta dada por Moisés à pergunta de Bill.

3ª Resposta dada por Nec's à pergunta de Bill 
 __________________


Vovó (Grandma):


Querido Bill, boa noite!

Só agora descobri sua pergunta.

Achei o texto magnífico e, como você afirmou, poder-se-ia acrescentar muitos outros aspectos que dão apoio à sua tese: "O Universo aponta para Deus."

E, tem razão, são inesgotáveis!

Só gostaria de acrescentar que, assim como a observação do macrocosmo "aponta" para Deus, o mesmo ocorre com a observação do microcosmo e dois exemplos belíssimos, que se inter-relacionam, são dois processos biológicos moleculares básicos para a existência da vida - a fotossíntese, que ocorre nos sistemas fotossintéticos e a fosforilação oxidativa, que ocorre na cadeia de transporte de elétrons das células aeróbicas.

A análise físico-química do processo, tanto utilizando as descobertas da Física Clássica - no transporte dos elétrons pelos complexos multienzimáticos - como da Física Quântica - na interação do fotossistema I com a luz - são de uma beleza, de uma complexidade - ao mesmo tempo simplicidade que é a marca do gênio divino - deslumbrantes!
Sem contar toda a contabilidade termodinâmica do processo...

E ainda falta MUITO para descobrir!

Querido Bill - tive um encontro pessoal com Jesus que foi uma experiência tremenda e que não me deixou nenhuma dúvida quanto a ELE e de percebê-lo em cada detalhe ou no "todo".

Mas, mesmo que não tivesse tido, só de conhecer o pouquinho que eu conheço do Universo, me faria olhar, cheia de expectativa, para o que o Universo aponta...

"Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das Suas mãos!" (*)

“A glória de Deus é encobrir as coisas; mas a glória dos reis é esquadrinhá-las” (**)

Um abraço, querido Bill!

PS: Enquanto pesquisava os textos bíblicos, achei este "link" que me pareceu interessante - só passei uma vista d'ólhos!

(*) Salmo 19:1

(**) Provérbios 25:2

__________________ 

Moisés:


Nosso nariz não está acima da boca por obra do acaso. Tal localização nos permite pré avaliar (através do cheiro) tudo o que levamos à boca para comer e para beber. Logo, a localização e funcionalidade das nossas narinas parecem ser coisa minuciosamente planejada e não casual.

Será que poderíamos considerar essa funcionalidade como fruto de uma evolução irracional, desprovida de planejamento prévio e sem nenhum acompanhamento durante a execução?

A característica mais significativa e esclarecedora, da Criação ou Evolução, está na incontestável beleza e harmonia artística do conjunto humano. Observe a beleza e a harmonia do rosto com os cabelos, dos olhos com as sobrancelhas, das mãos com as unhas, das formas arredondadas de braços e pernas e suas perfeitas proporções.

Acredito que podemos classificar como característica mais esclarecedora porque beleza e harmonia são detalhes exteriores (só podem ser obtidas a partir de observações externas).

Logo, parece óbvio que na criação do ser humano existiu um observador, um executor racional que estando de fora via e moldava todo o corpo enquanto lhe dava vida.

A RAZÃO NÃO PODE SER FRUTO DA IRRACIONALIDADE.

 __________________


Nec's:


Oieee Bill ,

Sim querido, tudo no universo converge para Deus.

Eu sou suspeita para opinar, pois AMO astronomia, paixão herdada de meu pai.
Por conta disso ganhei um nome grego... Por Zeus!!!  rsrs

Para o homem muitas realizações são impossíveis; é nessa hora que entra a atuação de Deus para fazer o impossível e o inexplicável que para alguns céticos tem o nome de ACASO.
Acaso

A terra “brotou” de um acaso, o universo surgiu de uma explosão no “acaso”, o homem foi uma evolução primata, outro acaso e por aí vai.

Qualquer um que creia na ciência compreende que vivemos de ação e reação, ou para nós “religiosos” lei da semeadura.

Para quem acha que tudo é acaso é só plantar mamão que nasce morango.

O acaso não tem lógica sendo assim vai contrário a tudo que os céticos acreditam.

O universo é perfeito em toda sua complexidade.

Quem pode acreditar que tais leis da física são mero acidente?

Sempre digo que podemos até não acreditar em Deus como modelo bíblico, mas não podemos de maneira alguma desprezar a existência de “algo” ou um “ser” superior a nossa compreensão.

Acreditar no acaso é ir contrario a lógica e a razão.

Hugs for You !!!




4 comentários:

  1. Olá amiguinho!
    Mais uma postagem bem interesante. Claro, o universo aponta para Deus, pois "ELE" é o Mestre dos mestres e, como tal, todo universo foi sua obra prima. Tudo o que homem faz ou modifica nesta sociedade, também é obra prima de DEUS!

    Beijos, Sempre Bem disposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BEM NAO TE CONHEÇO MAS VC TEM RAZAO TODO O UNIVERSO ESTA APONTADO PARA DEUS "ELE" E O CENTRO DAS ATENCOES MAS MUITOS ESTAO ESQUECENDO DISSO TANTO QUE ESTAMOS CHEGANDO NO FIM DOS TEMPOS UM SE REVOLTANDO CONTRA O OUTRO PAIS CONTRA FILHOS NACOES CONTRA NACOES O MUNDO SE ARRUINA CADA DIA MAIS

      Excluir
  2. BOM ESTAVA APENAS PESQUISANDO QUANDO VI ESTE ESTA IMAGEM QUE ME CHAMOU MUITA ATENCAO O FORMATO DE UM OLHO POIS AS CRIACOES DO NOSSO DEUS NAO QUERENDO SER IRONICA PELO MENOS MOSTRA QUE DEUS ESTA DE OLHO EM TUDO E EM TODOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Deus tudo vê, tudo sabe, tudo perscruta.

      Obrigado pela participação.

      Excluir