Seguidores

domingo, 18 de dezembro de 2011

Deus existe mesmo ou é uma criação do homem para atenuar o seu medo da morte?




NOTA:

hoje não tem nota. só a pergunta. agora, após os comentários, dessa vez não deixarei de emitir o meu.

felicidades. todos felizes.

carmem e sempre carmem. a irmã (bela manhã!) das manhãs.

__________________

Pergunta feita Carmem Germana Parente no portal Yahoo!Respostas.




Resposta dada por Bill.


__________________

Oi, Carmem!

Você assistiu Matrix? Acredito que sim. Pois bem, muita gente acredita que podemos realmente viver em uma realidade virtual.

Sabe por quê?

No segundo filme, Neo conversa com o Oráculo em uma praça, ele questionava sobre coisas envolvendo a Matrix e seu próprio destino, mas aí, em sua explanação, o Oráculo disse que o vento nas árvores, os pássaros que passavam voando, tudo e todos, enfim, eram regidos por programas específicos. Havia diversos programas criados para gerenciar os diversos aspectos da vida e daquela realidade.

Por que isso convenceu muitas pessoas a pensarem que a Matrix pode existir?

Simples, nossa realidade também possui "programas" que gerenciam nossa realidade. Se você joga uma pedra pra cima, ela sempre cai, não é?

Por quê?

Existem padrões criados que não podem ser mudados, programas que não podem ser alterados e não entram em conflito entre si, um machucado sempre vai sangrar, não importa quem seja a pessoa ou se é um animal. Padrões imutáveis, entende? Leis inquebráveis que todos nós estamos sujeitos e não podemos fugir ou mudar. "Programas" criados para gerenciar os diversos aspectos da vida e de nossa realidade.

A Matrix existe ou Deus existe?

Pessoalmente, creio em Deus, pois há bondade na forma de Deus agir, uma máquina não possui sentimentos. Mas, voltando aos programas, vemos que eles não criam a si mesmos, pois sistemas lógicos e planejados para funcionar em harmonia com outros programas precisam agir com inteligência, assim, seriam eles vivos? Ou criados?

Se a gravidade, por exemplo, fosse um sistema vivo, de onde veio? Como ela sabe o que e como fazer seu trabalho? Quem a ensinou? A gravidade é um sistema eficiente de gerenciamento, mas não tem vida, pois não come, não bebe, não fala e etc., mas age com inteligência e competência, não é? A gravidade é um "programa", assim como o Word possui diversos aplicativos para funcionar (letra maiúscula, minúscula, negrito e etc.), a gravidade também é um tipo de aplicativo para que a vida funcione.

Sinceramente, Carmem, faz sentido o acaso (que é irracional) criar leis lógicas, inteligentes, competentes e etc.?

Uma lei (ou programa) pra ser criado, é necessário que alguém defina a sua necessidade e a aplique (instale). Nada disso pode ocorrer sem que haja reflexão, decisão e seguida de uma ação consciente. A gravidade faz o que faz porque é necessário que seja assim, isso foi definido por alguém, entende? Assim, não há como o homem criar Deus, seja por qual motivo for, pois Deus não é um conceito ou uma ideia. O que vemos, então, é apenas uma tentativa humana de interpretá-lo, entende? Sendo assim, Deus poderá ter muitas características e formas, mas será sempre uma visão humana.

Mas ele está lá no céu indiferente ao rumo de sua criação? Não, não está! Por isso a Matrix não existe, pois Deus não está escondido e a fé é o “link” que nos liga a ele. É possível falar com Deus? Sim, é! Basta tentar com fé e verá.

É isso.

Bjs,

Graça e paz.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário