Seguidores

sábado, 12 de maio de 2012

Devemos perseguir a Verdade sem pressupor que o outro fará o mesmo?



__________________ 
Pergunta feita por Najinha no sítio Yahoo!Respostas.


Resposta dada por Bill.


Resposta dada por Levino.
 
 ________________


Bill


Oi, Najinha!

Devemos sempre procurar a verdade, mas com a certeza de que há outros fazendo o mesmo.

Pessoalmente, creio que a verdade é única e está fora de nós.

Um exemplo: 2 + 2 = 4.

Esse resultado não dependeu ou depende do homem para existir, pois quer saibamos cálculo ou não, o resultado sempre será 4.

Duas laranjas + duas laranjas, o resultado será quatro laranjas, se mudarmos para maçãs, então serão quatro maçãs, não é? Sempre será 4.

A questão é, quantos sabem disso? Quantos milênios foram necessários para que o homem soubesse essa pequena verdade?

Entende?

Os ocidentais descobriram isso, os orientais sem a ajuda dos ocidentais também descobriram isso. Os Maias, sem a ajuda de qualquer outra cultura, também descobriram que 2 + 2 = 4.

A verdade é única e está fora de nós, se muitos a procurarem, fatalmente chegarão ao mesmo lugar, pois nós não a dominamos ou controlamos, ela existe por si só e é única.

Se duas pessoas estão a procura da verdade, mas suas opiniões são absolutamente discordantes entre si e totalmente opostas sobre aquilo que concluíram em suas investigações, isso não significa que elas estejam próximas da verdade, mas na verdade, é a prova de que alguém está totalmente longe dela ou ambos estão.

Não me refiro a gostos pessoais, do tipo: "o que seria do amarelo se todos gostassem do azul". Isso é apenas questão de preferência, não é relacionado à procura pela verdade.

Concluindo, creio que muitos estão a procura da verdade. Nem todos a encontrarão, mas quem a encontrar saberá que encontrou, pode ter certeza disso.

Bjs,

Saudade,

Graça e paz.

 ________________



 Levino



Houve um tempo em que não via assim, mas felizmente acordei a tempo e vejo que a verdade sempre deve prevalecer. Não existe meia verdade, nem mentira pequena ou grande. Algo sempre será verdadeiro ou mentiroso. Aprendi a abominar a mentira de forma veemente. Durante algumas décadas fui muito mentiroso. Mudei tudo isso desde 1994.
 

Um comentário:

  1. Oi Chris,passando pra dar um oi, vou pular direto na questão que vc colocou acima e vou copiar aqui
    "Se duas pessoas estão a procura da verdade, mas suas opiniões são absolutamente discordantes entre si e totalmente opostas sobre aquilo que concluíram em suas investigações, isso não significa que elas estejam próximas da verdade, mas na verdade, é a prova de que alguém está totalmente longe dela ou ambos estão."

    É uma realidade essa colocação. E assim muitos estão longe da "verdade" da vida em sí. Pessoas apregoam a verdade que lhes convém, ignorando até mesmo o que um dia aprenderam e sabem ser a verdade, para fins e benefício próprio. Jesus disse " EU SOU O PÃO A VERDADE E A VIDA, NINGUÉM VAI AO PAI A NÃO SER POR MIM"... quem conhece em profundidade sabe acerca dessa "verdade" que não pode calar.
    Graça e Paz meu amigo... boa semana!

    ResponderExcluir