Seguidores

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Violência na Bíblia.





Olá, leitor!

Tudo bem?

Hoje não teremos postagem do Yahoo!Respostas e nem diálogo filosófico entre Leitor e Pensador, mas algumas dúvidas que um irmão em Cristo enviou-me por e-mail. Resolvi publicar suas questões, pois são, a meu ver, pertinentes ao nosso tempo e podem, ainda, esclarecer a outros que talvez compartilhem dessas mesmas dúvidas.

Estou publicando nossas conversa com a devida autorização, mas o irmão preferiu ficar anônimo.

Eis as questões:

_________________


Olá, Christian!

Nestes dias estava muito perturbado, sou Cristão, mas há pontos na Bíblia que não consigo entender, mas ao ler seu texto (Deus também matou?), ajudou-me e esclareceu muita coisa, mas ainda há pontos que não consigo compreender, como por exemplo: quando Moisés mandou os Levitas matarem seus próprios irmãos por terem adorado o bezerro de ouro, por que tiveram q pagar com a vida? Imagina uma situação dessas hoje? Ou então ter que matar uma pessoa ou até mesmo um parente a pedradas por ter apanhado lenha no sábado? Por que tanta violência? E as 42 crianças que foram despedaçadas pelas ursas por terem chamado o profeta Elizeu de Calvo?

Quando leio o Antigo Testamento fico chocado com tanta violência entre homens e também animais.

Outro ponto que não consigo entender é com relação aos sacrifícios de animais, até entendo que aquele pobre e inocente animal estava pagando pelo pecado de um homem para que talvez assim fazer o homem refletir e não mais cometer um pecado, mas vejamos em Genesis 4, Deus se agradou mais da oferta de Abel que era a gordura de um animal do que a de Cain que era fruto da terra, sendo que até então aquela oferta não era para pagar nenhum pegado, nem mesmo existia Lei, mas era somente uma oferta e Deus se agradou. Não tolero violência contra os animais, gostaria de saber por que Deus se agradava com holocaustos, sacrifícios de animais etc.

Não é criação dele mesmo?

Grato!

_________________


Olá, irmão!

Obrigado pela leitura do texto e pela confiança em tirar algumas dúvidas comigo, espero estar à altura dela.

Você leu o texto “Deus também matou”, né? Então, vai ficar mais fácil explicar.

Imagine uma pessoa que nunca viu computador na vida. Como você ensinaria Excel pra ela? Você estaria falando grego, certo? Mas e pra uma pessoa que já conhece computador, internet, Word e etc.? Seria bem mais fácil, não é?

Pra uma pessoa que nada entende de determinado assunto, não adianta explicar o porquê das coisas, você apenas diz o que ela deve fazer e só. O mesmo é com uma criança pequena que quer brincar com uma faca, por exemplo. Não adianta explicar pra uma criança de três anos que faca é perigosa, certo? Você apenas tira a faca da mão dela e dá uma bronca. Ela passa a obedecê-lo por causa da bronca, mesmo sem entender o que acontece.

Com o povo do Antigo Testamento era a mesma coisa.

Nos tempos de Moisés, como ficou claro no texto “Deus também matou?”, o povo NADA sabia sobre tudo, nem Deus conheciam direito, a revelação de Deus havia acabado de começar e eram um povo primitivo e bruto também (idade do bronze).

Como Deus poderia explicar conceitos complexos para um povo assim? E qual a garantia de que obedeceriam sem que houvesse uma bronca junto?

Nós muitas vezes olhamos para o passado de acordo com o contexto em que vivemos hoje e a partir de conhecimentos que adquirimos hoje também e pensamos que o povo daquele tempo era igual a nós. Mas não eram, eram MUITO diferentes.

Já ouviu falar que tomate podre apodrece todos os outros tomates na caixa? Pois bem, ao povo de Israel foi dada a revelação de Deus, eles eram o povo escolhido para esta missão até que a mensagem de Deus chegasse a Cristo e se completasse com ele, por isso, esse povo não poderia se corromper e nem desviar do caminho. Se aqueles que pecaram permanecessem no meio deles, então TODOS se corromperiam, fato. E não havia como explicar as implicações espirituais disso e muito menos sobre a salvação da humanidade através de Cristo e etc. Esse é um conhecimento que nós possuímos, mas eles, não. Então, entre perder todo o povo e perder alguns para que o resto fosse salvo, Deus preferiu perder alguns, pois era a única alternativa viável naquele contexto.

Sobre o sábado é a mesma coisa, pois a guarda do sábado fazia parte da lei de Moisés e era a Lei que os mantinha vivos (sem se destruírem) e com Deus. A maior parte das Leis era obedecida apenas por medo, o povo nem sequer sabia o motivo delas. Para você ter uma ideia, eles tinham que defecar fora do acampamento e ainda eram obrigados a enterrar as fezes após defecar. Hoje sabemos que isso é saneamento básico, mas eles não tinham a menor ideia da razão de uma lei como essa, eles não conheciam micróbios e etc.

A Lei é útil pra quem precisa dela. E eles precisavam.

O rigor de Deus, apesar de parecer excessivo, era o único meio de manter o povo na linha para a salvação deles mesmos.

Para entender melhor essa questão de Lei, sugiro dar uma olhadinha aqui. O texto é um pouco longo, mas vale a pena.

Em relação a Elizeu e aos catorze rapazes, vale o mesmo princípio.

Já ouviu a frase: “Se Deus sangrar, quem vai crer nele?”.

Elizeu era a voz de Deus no meio do povo, por isso tinha que ser respeitado e não foram apenas 2, 3 ou 4 crianças que o provocaram, mas foram 42 rapazes (nearim hetanim) que o provocaram.

Não eram crianças, mas uma grande quantidade de rapazes.

Então vemos que era séria a coisa e não simples provocação, algo mais havia, com certeza. Eles sabiam que Elizeu era profeta, mas o rejeitaram e morreram por transgredir a Lei de Moisés e colocaram à prova a escolha de Deus para a continuidade do Espírito de Elias sobre a terra.

Em relação aos animais, Deus apenas deixa claro que existe uma diferença entre eles e nós. Jesus morreu apenas por nós e apenas nós somos a imagem e semelhança do Altíssimo. O cordeiro sacrificado também servia de alimento para os sacerdotes e levitas, pois não é pecado comer carne. O sacrifício simbolizava a nossa morte. O pecado devia nos matar, pois o pecador merece apenas a morte. O cordeiro, então, simbolicamente morria no lugar daquele que o ofertava, entende?

Jesus foi o cordeiro de Deus e, assim como o cordeiro da Lei de Moisés, Jesus também morreu em nosso lugar. Graças a isso é que temos a vida eterna.

O sacrifício de Abel tinha o mesmo significado do sacrifício previsto na Lei, por isso Deus aprovou. Abel ofereceu o cordeiro como se fosse ele mesmo. Ele admitiu que era pecador e que precisava da misericórdia do Senhor. Não foi o caso de Caim, por exemplo. E a prova acerca do coração maligno dele foi o fato de ter matado o próprio irmão e de não ter se arrependido disso.

Deus não tolera a crueldade contra animais, veja o que diz a Bíblia:

“O justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas as afeições dos ímpios são cruéis.”. Pv 12.10.

Mas ele dá preferência a nós, pois somos filhos dele, feitos a sua imagem e semelhança.

É isso.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Graça e paz.

_________________


Olá Christian, Oh! Como estou me sentindo melhor agora e feliz, minha fé voltou, tenha certeza que verdadeiramente Deus esta em sua vida e a guia do Espírito-Santo está sobre ti, dou Graças a Deus por sua mensagem ter chegado até a mim, percebi que vc está pronto em ajudar as pessoas, vou acompanhar seu blog a partir de hoje e sinto, sim, confiança em tirar dúvidas com vc e, se não se importar, vou tirar outras dúvidas com relação á Bíblia, pois minha mente pequena me impossibilita de encontrar as respostas.

Com relação ao assunto abordado, eu muitas vezes me perguntava o porquê de tanta violência, guerras e crueldade na Bíblia me levando muitas vezes a desacreditar, vejo q isto é motivo de escape para muitos, muitos são os ateus por acreditarem q a Bíblia apresenta um Deus sanguinário, cruel e vingativo por não compreenderem e também não darem espaço para compreender, mas hoje estou chegando a seguinte conclusão (me corrija se tiver errado): que Deus trata com o homem de forma progressiva, ou seja, de acordo com a época, cultura e entendimento. No Antigo Testamento não poderia ser diferente, hoje temos um mundo civilizado, temos as nações, mas não podemos esquecer que estas nações foram conquistadas através de guerras no passado. Com Israel não poderia ser diferente, pois o homem, assim como nos animais, buscava comida, espaço e proteção. Deus estava lidando com um homem primitivo e que jamais entenderia sobre espiritualidade, mas no tempo certo enviou seu filho que disse que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade.

"Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual" 1 Cor 15:46.

A Paz esteja contigo.

_________________



Olá, irmão!

Vejo que compreendeu e fico feliz em saber que sua fé foi renovada. Glória a Deus!

Fico a disposição.

Abraços,

Graça e paz!


Christian Brito.


 

3 comentários:

  1. Bom, depois desta palavra me senti na obrigação de seguir o seu blog e de comentar, sou blogueiro Evangélico também, e não tive condições(o que prova que tenho que ler mas a palavra de DEUS) de responder, alias, debater com um enviado do inferno que blasfemava acusando nosso Deus dessas coisas horrendas, e fiquei sem palavras, mas agora até eu compreendi e esse site veio enviado por Deus para tirar a minha dúvida, que Deus continue lhe abençoado e visite meu blog.

    blog: http://palavrabencoadora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leal!

      Obrigado pelo comentário e a visita, seu blog é muito bom e o estou seguindo.

      Graça e paz.

      Excluir
  2. Olá, querido!
    A tua resposta foi excelente!
    Teu amigo, entendeu perfeitamente a mensagem e deu uma resposta 100000
    Fique na paz!

    ResponderExcluir