Seguidores

sábado, 8 de setembro de 2012

O que faz o Paraguai pensar que pode negar seu excedente de energia para o Brasil?




Não entendo.

Bom dia!

_______________
Pergunta
feita por Najinha no portal Yahoo!Respostas.

Resposta de Anderson Lost.

Resposta de
David.

Resposta de Bill.
_____________
 
 
Essa atitude por parte do novo governo do Paraguai é apenas política. Isso se deve a suspensão temporária do Paraguai no bloco do Mercosul devido ao afastamento do agora ex-presidente Lugo. Os países do bloco do Mercosul acusaram a retirada de Lugo da presidência de golpe e, por isso, suspenderam o Paraguai do bloco.

Num contra-ataque, o novo governo paraguaio disse que não venderia mais seu excedente de energia ao Brasil. Mas, tudo isso não passa de falácia, visto que, quando um dos dois países não utiliza a energia produzida por Itaipu, o mesmo deve vender ao parceiro já que Itaipu é binacional (Brasil e Paraguai). Esse acordo foi feito desde a construção da hidrelétrica.

Um dado peculiar das hidrelétricas é que a energia produza por elas não é possível armazenar. Logo, ao ser produzida a energia, deve ser transmitida para as torres para serem usadas. Então, não teria como o Paraguai vender a energia a terceiros, porque as torres de transmissão ligam Itaipu apenas ao Paraguai e Brasil. E energia de hidrelétrica não tem como guardar numa caixa para depois vender.
 
_____________
 
 
Itaipu 
 
Na verdade é uma exigência sem direitos, mas para evitar conflitos o governo brasileiro acaba cedendo, eu morei no Paraguai, trabalhei na usina de Itaipu e sei que o Brasil construiu a usina com recursos brasileiros, mão-de-obra brasileira e principalmente tecnologia brasileira.
 
_____________
 
 
 
 
Oi, Najinha!

Eles estão chateadinhos por causa daquele episódio no MerCoSul.

Além disso, eles sabem que sacanear o Brasil não dá nada.

Bjs.
 
 

2 comentários:

  1. Olá Bill.Tenho umas dúvidas e gostaria da sua opinião.Você tem algum email pra isso?

    ResponderExcluir